sábado, 23 de abril de 2011

ONGs comemoram Dia Contra Homofobia com 2º Viradão Cultural Pela Cidadania LGBT




ONGs comemoram Dia Contra Homofobia com 2º Viradão Cultural Pela Cidadania LGBT

Os Grupos Cabo Free (Cabo Frio), Arraial Free (Arraial do Cabo), Aldeia Diversidade (São Pedro da Aldeia), Milagre da Vidda e A-iris (Macaé) e Búzios Free (Armação de Búzios) irão promover entre os dias 10 e 14 de Maio o 2º Viradão Cultural Pela Cidadania LGBT com várias ações e atividades voltadas para a comunidade LGBT da Baixada Litorânea/Lagos.

Uma ação conjunta entre o Movimento LGBT de nove municípios e que contará com o apoio das Prefeituras Locais, da Rede LGBT do Interior Fluminense e do Fórum Estadual de ONGs LGBT e dos Grupos Araruama Free e Saquá Free.

A programação inclui Homenagens, Palestras, Mostra de vídeo, Teatro, Dança, Música e performances de várias Drag Queens e artistas locais e convidados.

O Viradão começa na 3ª Feira Dia 10/05 e será encerrado com uma grande Festa no sábado - 14/05.

Na 5ª Feira Dia 12/05 acontece, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa em São Pedro da Aldeia, o Show Lagos Contra a Homofobia. Um espetáculo grandioso com a presença dos DJs Erik Mix e Jox, das Drag Queens Eddylene Água Suja, Pietra Natascha, Afeline Feroz, entre inúmeras outras e que também contará com MPB na voz da incrível Paulinha Azevedo. Dança e Teatro também serão atrações no show organizado pelo Grupo Aldeia Diversidade.

Em Macaé durante todo o dia 12/05 o Grupo Milagre da Vidda estará com uma Tenda montada no Calçadão do centro da cidade realizando atividades culturais, de promoção de sáude e diversão.

Em Arraial do Cabo o Grupo Arraial Free está preparando uma Mostra de Cultura Contra a Homofobia. O evento acontecerá no dia 14/05 em Praça Pública, no centro da cidade, e vai reunir vários segmentos culturais e artisticos, a idéia a juntar os Movimentos e os artistas da cidade em uma demonstração pública de apoio a causa LGBT.

Além disso, as Cãmaras Municipais de Arraial e Cabo Frio estarão, nesse periodo, realizando cerimônias de entrega de Moções e Titulos à importantes artistas LGBT.

O Evento comemora o Dia 17 de Maio – Dia Mundial Contra a Homofobia. Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade, primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença. A Comemoração foi antecipada porque no Dia 16 Maio Membros das ONGs locais estarão embarcando para o Distrito Federal onde participam da 2ª Marcha LGBT à Brasília. Milhares de cidadãos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Simpatizantes e Aliados, de todos os estados brasileiros, vão tomar o Congresso Nacional no Dia 18 de Maio para exigir seus direitos. A Marcha, organizada pelo 2º ano , pretende ser um marco para o Movimento LGBT Nacional e visa sensibilizar os Políticos e Autoridades para a nossa causa.

Em breve maiores informações:

http://www.lagoscontrahomofobia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário