sexta-feira, 14 de maio de 2010











1º Viradão Cultural Pela Cidadania LGBT é encerrado em Rio das Ostras

Foi encerrado na última 5ª Feira (13/05), com a exibição do Filme Milk e um Debate na Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras, o 1º Viradão Cultural Pela Cidadania LGBT da Região da Baixada Litorânea. Estavam presentes os representantes de Grupos de Macaé, Casimiro de Abreu, Cabo Frio e os anfitriões do Grupo Cores da Vida. O espaço ficou pequeno para o público, na maioria alunos da UFF.
O evento teve início na segunda-feira (Dia 10/05) com um Cerimonial de Abertura em Cabo Frio , na Casa dos 500 anos e prossegui na terça e quarta com atividades em São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.
Mais de 40 artistas brilharam no Show Lagos Contra a Homofobia na noite de terça feira no Teatro Municipal Dr. Átila Costa em São Pedro da Aldeia. O público lotou o Teatro e se divertiu com o espetáculo que reuniu Teatro, dança, música, vídeos, Drag Queens e DJs. A idéia de promover um Show Contra a Homofobia, inédita no Município, encantou as mais de 300 pessoas que foram prestigiar o Grupo Aldeia Diversidade. O resultado foi tão positivo que o diretor do show – Claudio Lemos – prometeu repetir a iniciativa durante o 7º Cabo Free – Encontro de Cultura LGBT de Cabo Frio, que acontece em setembro. Além disso, a bilheteria arrecadou mais de 300 Kg de alimentos que serão doados às vitimas das chuvas no Estado.


Em Arraial do Cabo Seminário se transformou em Protesto


Por conta da recusa da Diretoria da Escola Estadual 20 de Julho, em Arraial do Cabo, que fechou suas portas para o Seminário sobre Educação e Homofobia idealizado pelo Grupo Arraial Free para integrar a programação do Viradão, foi realizado uma Manifestação Contra Homofobia na porta da Escola na noite de quarta feira (Dia 12/05). Panfletos com mensagens de combate ao preconceito foram distribuídos aos alunos e professores pelas meninas do Arraial Free.
Foram tentadas várias saídas para contornar a situação, mas a Diretoria se mostrou irredutível. O Grupo Cabo Free, enviou um Ofício à Secretaria Estadual de Educação que prometeu interferir e orientar a Coordenação Regional sobre a seriedade e necessidade do trabalho de combater a Homofobia nas Escolas do interior do Estado. Na próxima semana os representantes dos Grupos terão uma nova conversa com a Diretoria do Colégio 20 de Julho e tentarão marcar nova data para o Seminário.

Com o sucesso do Evento, que marcou a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, os Grupos já pensam em ampliar a programação e incluir novos Municípios e atividades no 2º Viradão em 2011.



Álbum de Fotografias:
http://picasaweb.google.com/callmadu

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA ATITUDE DE TODO O GRUPO. TEMOS MESMO QUE LUTAR CONTRA A HOMOFOBIA NESTE PAIS. TEMOS MESMO QUE COLOCAR A CARA PRA BATER E FALAR QUE QUEREMOS MUDANÇAS DE ATITUDES E QUEREMOS RESPEITO.
    EM SETEMBRO QUERO ESTAR COM VCS.

    ANA PAULA ROCHA - FREGUESIA - JACAREPAGUA

    ResponderExcluir